Nas aulas de Educação Física associamos o desenvolvimento de
competências programáticas específicas com o desenvolvimento de competências de
outras áreas como a língua portuguesa ou a matemática. O objetivo é uma
interdisciplinaridade que promova a aquisição / revisão / consolidação de
conhecimentos de forma integrada e diversificada.
De seguida apresentamos duas situações lúdicas que
utilizamos para desenvolver competências ao nível da língua portuguesa e também
da matemática.
Sopa de Letras
Jogo de identificação de Letras
Funcionamento do Jogo: O Professor ou um aluno nomeiam uma
letra. Um aluno de cada equipa corre para a zona onde se encontra a sopa de
letras e onde tenta identificar corretamente a letra solicitada para a levar
para a sua equipa. Ganham um ponto, por cada palavra que os membros da equipa
conseguirem dizer a começar pela letra recolhida.
Com os pontos recolhidos por cada equipa realizamos
operações simples de matemática. Quantos pontos temos, se somarmos os pontos
das duas equipas? Qual a equipa que obteve mais pontos? Quantos pontos teve a
mais a equipa A do que a equipa B?
Apanhada ABC
Quem era apanhado tinha que se sentar “à chinês”. Para
voltar ao jogo tinha que dizer uma palavra que começasse pela letra combinada.
Não podíamos repetir as palavras já usadas para voltar ao jogo.
De seguida deixamos algumas fotos de um circuito de deslocamentos e equilíbrios.
Sem comentários:
Enviar um comentário