domingo, 24 de novembro de 2013

Projeto "1 livro de mão em mão"




Este ano letivo, o CEIDe vai iniciar e desenvolver um projeto de promoção da leitura a que vamos chamar “1 livro de mão em mão” tendo  como objetivo principal criar um espaço de intervenção entre a escola, as bibliotecas das salas, a biblioteca de São Domingos de Rana e as famílias, de forma a estimular e a fomentar o gosto pelo livro e pela 
leitura.

Objetivos do projeto

. desenvolver a expressão e comunicação

. promover o livro enquanto instrumento privilegiado de leitura

. estimular o interesse das crianças pela leitura e pela literatura infantil (de qualidade)

. desenvolver atitudes positivas face à leitura

 . promover a construção de um projeto individual de leitor- escritor

. reorganizar as bibliotecas de sala

. envolver cooperativamente os pais e a comunidade

. identificar a capa, a contracapa, as guardas, as folhas de álbuns narrativos.

. conhecer o sentido direcional da escrita (i.e., da esquerda para a direita e de cima para baixo).

. alargar e enriquecer o vocabulário

. adquirir hábitos de leitura

. criar hábitos de partilha e troca de ideias sobre as suas leituras

. expressar emoções e formular opiniões

. apropriar-se das funções da leitura e da escrita

. estabelecer relações entre a escrita e oralidade

. compreender o que é uma biblioteca e valorizar este espaço

. ser sensível ao cuidado e preservação dos livros

. criar uma parceria com a biblioteca de São Domingos de Rana

Ações previstas ao longo do ano 

. Criação de momentos de leitura diária

. Sugestões de atividades a realizar na Hora de Leitura - Atividades Coletivas

· Apresentação do livro de forma sugestiva chamando a atenção para as imagens, para as personagens e situações.

· Leitura integral da história, mostrando bem o livro e cada uma das páginas, apresentando as ilustrações, chamando a atenção para pormenores engraçados, a fim de prender a atenção das crianças e assegurar a compreensão da história;

· Convidar as crianças a antecipar o que se vai seguir e a identificar no texto e a ler em voz alta as palavras ou expressões que já saibam ler;

· Diálogo para assegurar a compreensão do texto;
· Reconto da história em diálogo;

· Trabalho de expressão plástica, ilustrações, recorte e colagem de figuras e pintura de cenas alusivas à história;

· Reconto da história com base nas ilustrações produzidas pelas crianças;
· Elaboração de rimas sobre a história;

· Elaboração de máscaras ou de fantoches para dramatização de cenas que reproduzam os momentos da história;

· Recorte e colagem de palavras e frases (em jornais ou revistas) para elaborar legendas de ilustrações da história;

· Apresentação dos trabalhos realizados;

· Conversa livre sobre a obra, sobre os trabalhos, opiniões e críticas e sugestões;

. Escolher obras muito variadas para que as crianças contactem com grande diversi­dade de autores, de temas, de estilos, de ilustrações;

. Exploração das histórias e das ilustrações realizadas pelas crianças;

. Reconto e invenção de histórias individuais e em grupo;

. Exploração das ilustrações dos livros. Leitura de imagens

. Analisar diferentes tipos e técnicas de ilustração

. Organização da biblioteca nas salas do CEIDe de forma a despertar o interesse das crianças pelos livros

. Promoção de encontros das crianças com escritores e ilustradores das obras traba­lhadas nas aulas.

. Sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.

. Envolvimento de pais e voluntários da comunidade em atividades de promoção da leitura no jardim-de-infância

. Promoção de feiras do livro, concursos e atividades lúdicas centradas em histórias.

. Assinalar a Semana da leitura com experiências e vivências significativas em torno da leitura

. Organização do processo de requisição de livros (ficha individual de eleitor  - crianças requisitam livros para levar para casa) – salas do jogo dramático e transição

. Criação de momentos para a partilha de ideias com os outros relativamente às leituras que fazem com os pais

. Dinamização de horas do conto (com os pais e comunidade) em contexto de sala;

. Visita mensais bibliotecas da freguesia (sala intelectual) para requisição de livros e horas de dinamização de contos;

. Recursos de meios áudios-visuais;

. Decoração de um saco para individual para transportar os livros;

. Concurso para a escolha do nome e logotipo do projeto; - sala intelectual;

. Envolvimento das famílias para o preenchimento do formulário para obterem o cartão de leitor;


*o projeto completo estará disponível para consulta na valência 

Este projeto também já  está a ser vivido na sala do Jogo Dramático. Cada criança tem o seu saco com o seu nome e o logótipo do projeto.
Fizemos um cartão de leitor onde se vão registando os livros que escolhem.
o grupo vai escolher os livros à sala Intelectual e desta forma também têm acesso a outros livros e não só aos que têm na sala. É sempre um momento muito muito especial. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário