Este ano letivo, o
CEIDe vai iniciar e desenvolver um projeto de promoção da leitura a que vamos
chamar “1 livro de mão em mão” tendo como objetivo principal criar um espaço
de intervenção entre a escola, as bibliotecas das salas, a biblioteca de São Domingos
de Rana e as famílias, de forma a estimular e a fomentar o gosto pelo livro e
pela
leitura.
Objetivos do projeto

. promover o livro enquanto instrumento privilegiado de leitura
. estimular o interesse das crianças pela
leitura e pela literatura infantil (de qualidade)
. desenvolver atitudes positivas face à leitura
. promover
a construção de um projeto individual de leitor- escritor
. reorganizar as bibliotecas de sala

. identificar a capa, a
contracapa, as guardas, as folhas de álbuns narrativos.
. conhecer o sentido
direcional da escrita (i.e., da esquerda para a direita e de cima para baixo).
. alargar e enriquecer o vocabulário
. adquirir hábitos de leitura
. criar hábitos de partilha e troca de ideias
sobre as suas leituras
. expressar emoções e formular opiniões
. apropriar-se das funções da leitura e da
escrita
. estabelecer relações entre a escrita e
oralidade
. compreender o que é uma biblioteca e valorizar
este espaço
. ser sensível ao cuidado e preservação dos livros
. criar uma parceria com a biblioteca de São
Domingos de Rana
Ações previstas ao longo do ano
. Criação de momentos de leitura diária
. Sugestões de atividades a realizar na Hora de
Leitura - Atividades Coletivas
· Apresentação do livro de forma sugestiva
chamando a atenção para as imagens, para as personagens e situações.
· Leitura integral da história, mostrando bem o
livro e cada uma das páginas, apresentando as ilustrações, chamando a atenção
para pormenores engraçados, a fim de prender a atenção das crianças e assegurar
a compreensão da história;
· Convidar as crianças a antecipar o que se vai
seguir e a identificar no texto e a ler em voz alta as palavras ou expressões
que já saibam ler;
· Diálogo para assegurar a compreensão do texto;
· Reconto da história em diálogo;
· Trabalho de expressão plástica, ilustrações,
recorte e colagem de figuras e pintura de cenas alusivas à história;
· Reconto da história com base nas ilustrações
produzidas pelas crianças;
· Elaboração de rimas sobre a história;
· Elaboração de máscaras ou de fantoches para
dramatização de cenas que reproduzam os momentos da história;
· Recorte e colagem de palavras e frases (em
jornais ou revistas) para elaborar legendas de ilustrações da história;
· Apresentação dos trabalhos realizados;
· Conversa livre sobre a obra, sobre os
trabalhos, opiniões e críticas e sugestões;
. Escolher obras muito variadas para que as
crianças contactem com grande diversidade de autores, de temas, de estilos, de
ilustrações;
. Exploração das histórias e das ilustrações
realizadas pelas crianças;
. Reconto e invenção de histórias individuais e
em grupo;
. Exploração das ilustrações dos livros. Leitura
de imagens
. Analisar diferentes tipos e técnicas de
ilustração
. Organização da biblioteca nas salas do CEIDe de
forma a despertar o interesse das crianças pelos livros
. Promoção de encontros das crianças com
escritores e ilustradores das obras trabalhadas nas aulas.
. Sensibilização de pais e encarregados de
educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da
criança.
. Envolvimento de pais e voluntários da
comunidade em atividades de promoção da leitura no jardim-de-infância
. Promoção de feiras do livro, concursos e atividades
lúdicas centradas em histórias.
. Assinalar a Semana da leitura com experiências
e vivências significativas em torno da leitura
. Organização do processo de requisição de
livros (ficha individual de eleitor - crianças
requisitam livros para levar para casa) – salas do jogo dramático e transição
. Criação de momentos para a partilha de ideias
com os outros relativamente às leituras que fazem com os pais
. Dinamização de horas do conto (com os pais e
comunidade) em contexto de sala;
. Visita mensais bibliotecas da freguesia (sala
intelectual) para requisição de livros e horas de dinamização de contos;
. Recursos de meios áudios-visuais;
. Decoração de um saco para individual para
transportar os livros;
. Concurso para a escolha do nome e logotipo do
projeto; - sala intelectual;
. Envolvimento das famílias para o preenchimento
do formulário para obterem o cartão de leitor;
*o projeto completo estará disponível para consulta na valência
Este projeto também já está a ser vivido na sala do Jogo Dramático. Cada criança tem o seu saco com o seu nome e o logótipo do projeto.
Fizemos um cartão de leitor onde se vão registando os livros que escolhem.
o grupo vai escolher os livros à sala Intelectual e desta forma também têm acesso a outros livros e não só aos que têm na sala. É sempre um momento muito muito especial.
Este projeto também já está a ser vivido na sala do Jogo Dramático. Cada criança tem o seu saco com o seu nome e o logótipo do projeto.
Fizemos um cartão de leitor onde se vão registando os livros que escolhem.
o grupo vai escolher os livros à sala Intelectual e desta forma também têm acesso a outros livros e não só aos que têm na sala. É sempre um momento muito muito especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário